quinta-feira, 15 de maio de 2008

Secção Pública de Esclarecimento na C.M.Seixal

Foi no passado dia 14-05-2008 pelas 15H que se reuniram na Câmara Municipal do Seixal todos os Vereadores e o Presidente, para uma Secção Pública de Esclarecimento da C.M.Seixal.


Nesta reunião, onde estavam presentes cerca de 30 moradores da Verdizela, foram levantadas várias questões ao Presidente relativamente ao que se estava a passar em concreto com o abate de árvores e à construção de uma via de acesso ao novo empreendimento (Alto dos Pinheiros ou Alto da Verdizela).

Inscreveram-se vários moradores para falar, no entanto e numa manobra, que não podemos qualificar sem ser de diversão, foram chamados pelo arquitecto principal da Câmara ao seu gabinete 5 minutos antes das 15H os oradores e moradores mais activos nesta polémica, para uma explicação privada do Alvará e das acessibilidades ao empreendimento.

-A primeira intervenção foi feita indagando o presidente sobre o porquê do abate destas árvores em zona verde abrangida pela Rede Natura.

Ao qual respondeu que os pinheiros não são árvores protegidas, e que a Rede Natura ainda não foi oficialmente aceite e implantada!

-Após troca acessa com vários moradores sobre a quantidade de árvores e da somenos importância das mesmas, levantou-se a questão principal, o de como se autorizou a construção de uma estrada com 4 faixas com 14 metros de largo mais separador central a menos de 3 metros do limite das propriedades dos moradores do Pinhal do Caldas e em alguns pontos acima da cota de soleira das mesmas, ou seja mais alta que o nível dos telhados!!!! Dentro de uma zona qualificada como espaço verde e fora da propriedade onde se vai edificar o novo empreendimento.

A resposta foi muito mais interessante, pois após consultarem as plantas do projecto, alegaram desconhecer o traçado final desta estrada!!!!!

Disseram ainda que o ICN chumbou o traçado inicial proposto em projecto apresentado, mas que apresentou possíveis alternativas. E foram essas alternativas que o emprenteiro utilizou. No entanto esse projecto de alterações e a respectiva aprovação final nunca existiu, até à data.

LOGO O DERRUBE DAS ÁRVORES E CONSTRUÇÃO DA ESTRADA FORA DA PROPRIEDADE ESTAVA A SER FEITA ILEGALMENTE! E como tal foi parada pela GNR.

Em virtude destes factos é fundamental repôr a legalidade dos factos e serem levantados autos de Contra-Ordenação doa a quem doer! ( E a culpa não são os madeireiros mas quem os ordenou a cortar).

-Foi ainda levantada a questão dos projectos das águas pluviais e esgotos FORA do empreendimento, onde estavam? qual o traçado? onde iam ser ligados?

A resposta é de que existiam, e que a bacia Hidrográfica (vale) a que pertencem é diferente da Verdizela e como tal terá uma ligação directa à Avenida do Mar (ou Av. Foros da Amora). Se isto corresponde à verdade é impossível de confirmar neste momento pois nenhum técnico nosso conhecido o pode reiterar.

No entanto permanece a dúvida do porquê de existiram linhas de dreanagem com manilhas de 50cm dirigidas para a Av da Verdizela, supostamente para ligar à rede da Verdizela Original ou para serem divergidas em curva de 90º (???) para seguir por baixo da nova estrada. Em qualquer destas hipóteses a ligação à rede de àguas pluviais da Verdizela é impensável, pois esta termina num charco no início da Av. Pinhal do Caldas. Situação que pertence à CMSeixal resolver desde que emitiu o alvará de loteamento e assumiu a responsabilidade dos espaços públicos e das infraestruturas.

-Por último foi levantada a questão da dimensão total dos vários empreendimentos que serão compostos por 7 Fases e que prevêem no total Fogos para 30.000 novos Habitantes (entre apartamentos, moradias em banda, geminadas e isoladas). Irá desde a Verdizela, passará a sul de Belverde, Foros da Amora e vai até Fernão Ferro. Encostando no limite Sul com a Quinta da Apostiça e com o concelho de Sesimbra. Tudo isto em espaços Verdes do Plano Director Municipal. Tudo isto será construido em terrenos privados que serão urbanizados e que ficará a CMSeixal com inumeros metros quadrados de áreas de cedência.

Foi-nos assegurado que esta primeira fase vai ter só 600 Fogos!!

No entanto o que nos assusta é as restantes fases! Pois num concelho com 170.000 habitantes e atendendo a uma média de 3 a 4 moradores por fogo estamos a falar de uma nova cidade com aproximadamente 10.000 novos Fogos. Com o indíce de ocupação actual e com a taxa de natalidade a diminuir de onde surgiram estes novos Moradores? NÃO QUEREMOS UMA CIDADE FANTASMA AQUI À PORTA!

-Ficou prometido uma visita para a semana ao local, de forma a toda a direcção da CMSeixal se inteirar da totalidade dos factos e tomar as devidas medidas. Será comunicada à comissão de moradores da Verdizela através do Sr Mendonça, com antecedência de forma a que possamos todos estar presentes. Será fundamental a presença dos Média de forma a divulgar esta situação que não é só do interesse de alguns mas é do ambito do interesse público.

-Ficou no final da Secção prometido e assumido pelo Sr. Presidente que se a cobertura arbôrea tinha sido indevidamente retirada a mesma seria reposta pelos responsáveis.

-Foi ainda falado sobre a ausência de Esgotos e do estado lastimoso da estradas da Verdizela, em relação a isso ficou prometido pelo Sr Presidente que vai existir uma proposta em conjunto com os moradores para repartir os custos para a construção dessas condutas de esgotos, feitas Rua a Rua. Só depois será feito um novo tapete de alcatrão. Tudo isto só depois da nova urbanização estar concluida.
No entretanto serão reparados as lombas dos pinheiros mais acentuadas. Serão ainda reparados todos os buracos das estradas da Verdizela.

-Foi ainda dito pelo sr Presidente que havia uns Blogs "mentirosos" que andavam a difamar os factos. E que os autores dos mesmos iriam ser acusados judicialmente.

SE ESTE COMENTÁRIO SE DIRIGIU DE ALGUMA FORMA A ESTE BLOG FICO MUITO CONTENTE, POIS COMO MORADOR DA VERDIZELA ESTA SITUAÇÃO NO MÍNIMO DEIXA-ME ENVERGONHADO DE PERTENCER A ESTE CONCELHO, E CASO O SR. PRESIDENTE NÃO SAIBA ESTAMOS EM DEMOCRACIA E OS FACTOS É AQUILO QUE NÓS DIVULGAMOS NESTE BLOG NADA MAIS. QUEM ESTÁ A CAMUFLAR OS FACTOS E A APRESENTAR DESCONHECIMENTO DA REALIDADE NÃO SOMOS NÓS.

E apesar de viver numa urbanização pensada no tempo do Fascísmo com todos os defeitos que a mesma tem, conheço-a desde 1987 e gosto muito da mesma. Dou ainda graças a muitos portugueses que já não vivemos nesse Fascísmo e como tal a voz da verdade não pode ser calada! Tudo o que possa advir contra este Blog ou contra qualquer morador da Verdizela será perseguição pessoal e política!

Eduardo Martins

12 comentários:

rita disse...

Sinto-me realmente indignada com o que vejo acontecer na Verdizela...
Moro aqui á cerca de 1 ano mas desde sempre aqui vim... o que antes era natureza, silêncio, calma...agora parece mais vir a tornar-se num amontoado de cimento!!!
Como será possível tal projecto..tal destruição???
Agora mais parece que caiu uma bomba onde antes era um alto preenchido com pinheiros com mais de 20anos...
Onde antes habitava natureza querem agora colocar uma estrada de 15m de largura...
É impossível não ficar chocada!

Não podemos permitir que tal situação aconteça... são cada vez menos os espaços naturais ao nosso alcance...não podem destruir uma herdade destas para dar lugar a um amontoado de prédios!!
Será isto que a Câmara do Seixal pretende?? Vender tudo o que tem de bom em nome do dinheiro??

É URGENTE alterar este projecto!

rita disse...

Quero ainda realçar a minha indignação em relação á questão do arranjo das estradas, dos buracos e lombas presentes na Verdizela...

Não pode ser possível que em reunião de Câmara o próprio Presidente venha afirmar que essas só serão efectuadas quando terminarem as obras desta nova urbanização...(que simboliza a destruição de uma rede natural enorme) e que os custos serão repartidos com os moradores!!!

Como é óbvio a Câmara recebe dinheiro de todos os moradores para essas mesmas obras...e vivemos diariamente com este problema, são os nossos carros que se estragam e isso ninguém nos paga...

Não irei nunca pagar por algo para o qual já desconto...


Deixo ainda um obrigado ás pessoas que puderam ir á reunião na passada quarta feira.

Juntos podemos alterar esta situação

rita disse...

Estou a pensar enviar um e-mail para a rubrica da SIC, NÓS POR CÁ

Já criei um e-mail que possui algumas frases suas porque esclareciam bastante a situação.

Gostaria que o lesse e alterasse se achar necessário para se proceder ao envio do mesmo e para podermos dar alguma notoriedade pública a este assunto.

Rita Algarvio


Deixei o meu contacto telefónico na folha que passou na reunião de domingo, qualquer assunto contacte sff.



EMAIL para SIC:


Boa tarde,

Escrevo para a vossa rubrica em nome de todos os moradores da Verdizela, concelho do Seixal, Setúbal.

A zona onde vivo encontra-se rodeada de herdades e redes naturais que supostamente estão protegidas de qualquer destruição.

Mas, desde cerca do mês de Abril que temos vindo a presenciar a destruição maciça de área florestal sem qualquer aviso prévio. Após a indignação de muitos moradores conseguimos averiguar que está prevista a construção de uma nova urbanização denominada de Altos da Verdizela. Acontece que, este corte de árvores tem acontecido em distintas zonas, uma delas a cerca de 3 metros do limite das propriedades dos moradores, com o intuito de ser construída ali uma estrada dentro de uma zona qualificada como espaço verde e fora da propriedade onde se vai edificar o novo empreendimento.
Esta estrada tem cerca de 14 metros de largo, mais separador central e 4 faixas de rodagem, e em alguns pontos acima da cota de soleira das mesmas, ou seja mais alta que o nível dos telhados.

Acontece que este corte de árvores foi efectuado de forma ilegal pois, o terreno pertence á Rede Natura e como tal, a empresa ALVES RIBEIRO não possui qualquer poder sobre os terrenos.

Ainda a acrescentar que em reunião de Câmara (C.M.S.), efectuada a pedido dos moradores da Verdizela, o presidente afirmou desconhecer o traçado final desta estrada.

Está também a ser alvo das nossas atenções o facto do Saneamento desta nova Urbanização não ter projecto da especialidade no que toca à ligação dos ramais colectores quer das águas pluviais quer dos Esgotos à rede Camarária. Configurando-se deste modo um cenário catastrófico de inundação, principalmente para a zona mais baixa da Verdizela, que conflui com a zona de drenagem das águas pluviais da Verdizela Original com a nova urbanização.
Como isto representa um sério e grave problema quer ambiental quer económico, para toda a comunidade de habitantes da Verdizela e zonas circundantes, só com a voz de todos em uníssono é que poderemos alterar o curso dramático dos acontecimentos.

Outra questão que também nos preocupa bastante neste momento é a de este empreendimento significar a concretização de 7 FASES construtivas que prevê no total 30.000 FOGOS (entre apartamentos, moradias em banda, geminadas e isoladas).
Irá desde a Verdizela, passará a sul de Belverde, Foros da Amora e vai até Fernão Ferro. Encostando no limite Sul com a Quinta da Apostiça e com o Concelho de Sesimbra.
Tudo isto em espaços Verdes do Plano Director Municipal.
Tudo isto será construído em terrenos privados que serão urbanizados e que ficará a CMSeixal com inúmeros metros quadrados de áreas de cedência.

O que nos assusta não é a primeira fase, que nos asseguraram apenas ter 600 fogos... o que mais assusta são as restantes fases! Pois num concelho com 170.000 habitantes e atendendo a uma média de 3 a 4 moradores por fogo estamos a falar de uma nova cidade com 90.000 a 120.000 novos habitantes. Com o índice de ocupação actual e com a taxa de natalidade a diminuir de onde surgiram estes novos Moradores?

Ao fim de praticamente um mês de derrubes conseguimos parar os cortes devido á presença de várias ilegalidades ... mas é bastante triste verificar esta situação e pensar que vivemos num País que se vende facilmente...

Como é possível que uma zona tão extensa de área florestal não seja protegida e seja assim vendida para dar lugar a um amontoado de cimento...
Será que queremos continuar a viver num País em que não se pensa num futuro, na natureza mas sim, apenas e só na lei do dinheiro?!!

Peço atenciosamente que se puderem divulgar esta situação o façam com a maior brevidade e que comuniquem ao País o que se passa aqui.

Nós continuaremos a nossa luta e esperamos conseguir alterar o rumo das coisas de modo a continuar a usufruir da qualidade de vida até aqui alcançada...



Junto anexo algumas ligações que podem esclarecer melhor a situação,

http://verdizelaviva.blogspot.com/2008/05/reunio-espontnea-11-maio-2008.html


Projecto da Urbanização da Empresa

Grupo BCLC - projecto urbanístico

http://www.bclc.pt/portfolio_pt.html



Imagens do local onde está a ocorrer o abate de árvores ilegal,



Atenciosamente,

Rita Algarvio

Eduardo Martins disse...

Cara Rita é favor alertar os Media o mais urgente possível e todos os partidos políticos pois isto configura um desastre ambiental, económico e social do interesse público. A urbanização chama-se Alto dos Pinheiros (nome designado em Alvará) e a propriedade chama-se Pinhal das Freiras. Aconcelho a publicar todos os esboços do que está projectado por este gabinete de arquitectura com esse nome pois isso corresponde a todos os prédios dos várias lotes.

Só de salientar que isto corresponde a várias propriedades e como tal a vários alvarás e a diferentes loteamentos, no entanto não sei se para além da Sofitur, SA e do grupo SIL haverá mais algum grupo.

Eduardo Martins

Anónimo disse...

Excelente exemplo de como um movimento cívico pode ser extremamente útil.
Penso que será mais útil contar com os meios de comunicação social do que com oposição partidária que apenas aproveitará para atacar quem está no poder.

Nuno Ribeiro

RR disse...

Concordo que estamos perante um interessante movimento cívico,que está a dar os seus frutos e cuja onda deve ser aproveitada para dinamizar o associativismo na Verdizela, tendo em vista preservar esta urbanização.
A comunicação social é uma peça chave para sermos ouvidos e fazer vingar os nossos objectivos, mas acho que qualquer participação partidária será bem-vinda, mesmo que os seus interesses sejam transversais aos nossos, porque, em última análise, eles devem ser a expressão da vontade popular.
Se estivermos atentos, qualquer manipulação, por parte desses partidos, virar-se-á contra eles próprios...
Roberto Robles

Anónimo disse...

Boa tarde

O meu nome é Maria do Carmo Torres, sou chefe de redacção do Semanário «Comércio do Seixal» e gostaria de deixar aqui uma nota. Li com atenção os comentários sobre o alerta para a comunicação social. Infelizmente, esses alertas parecem ter sido apenas enviados para os grandes meios de comunicação.
Ao «Comércio do Seixal» não chegou qualquer informação acerca da concentração do passado Domingo, a qual teriamos acompanhado em nome da realidade jornalistica do concelho.
Nesse sentido, informo que o «Comércio do Seixal» disponibiliza as suas páginas para publicar a informação que considerem premente sobre esta e a outras questões.

Melhores cumprimentos
Maria do Carmo Torres

Ponto Verde disse...

Parabéns por este trabalho civíco , não se deixem intimidar, não é a primeira vez que um grupo de cidadãos se junta da forma como o fizeram, em 2000 os habitantes da Flor da Mata e Pinhal dos Frades fizeram o mesmo, apesar das mesmas ameaças, da mesma postura por parte da autarquia.

Mas não se deixem intimidar, e oxalá que a autarquia ponha os blogues "mentirosos" em tribunal !

Cumprimentos com todo o nosso apoio e solidariedade, é preciso lutar por um Seixal mais verde contra os interesses instalados.

Unknown disse...

Quero apenas dizer que já procedi ao envio do email para vários locais, entre Associações do Seixal, Blocos Partidários como PS e PSD, Gabinete do Primeiro Ministro, Gabinete do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional, SIC, TVI e RTP, e para alguns Blogs que debatem este assunto.

Espero que esta informação chegue a alguém com o poder para alterar esta situação...

rita*

Anónimo disse...

Para além da Sofitur com 670 fogos há também o Fundo de Investimento Imobiliario Urbifundo com mais 157 fogos para já.

Anónimo disse...

Gostava de ter o vosso e-mail para vos contactar.

Anónimo disse...

Quando é que começam a vender os lotes? Se forem baratos eu também vou querer comprar! Depois, quando as casas estiverem prontas e os maluquinhos de Lisboa as vierem comprar, vendêmo-las mais caras e vamos todos viver para outro lado. Parece que Palmela ainda continua verde...