quarta-feira, 21 de maio de 2008

A RAZÃO DA DISCORDIA!

Agradeço a atenção de alguns cidadãos.
Este é o esboço corrigido de implantação entre a nova urbanização e o que parecem corresponder as alterações no terreno.

Vermelho Largo= Traçado das vias de ligação da nova Urbanização à Av. Pinhal do Caldas
Vermelho fino = correspondencia entre o que está a ser feito e o esboço do traçado
Tracejado Vermelho = possíveis ligações entre a redes viárias existentes e as futuras.
Cruzes Vermelho = Prédios anulados no projecto actual.

Este traçado viário implica o abate de centenas de pinheiros de uma zona Verde;
A construção de vias de acesso a uma estrada sem condições (Av. Pinhal do Caldas)
A distância que a estrada fica a escassos metros de vivendas, e em certas zonas acima do nível dos telhados das casas.

1-Tem de ser desviada a estrada de circulação desta urbanização para o interior da Quinta.
2-Minimizado o impacto do acesso à Quinta, sendo o traçado o mais directo possível.
3-Garantir o alargamento da Av pinhal do Caldas, desde o nó de acesso (rotunda) até à ligação com a Avenida do Mar.
4-Garantir que as condutas de águas pluviais e de esgoto fiquem concluídas até aos ramais respectivos.

25 comentários:

Anónimo disse...

Entao o traçado das novas estradas ainda não está definido ?

Anónimo disse...

Na figura não me parece que o traçado da estrada a vermelho esteja de acordo com o traçado das estradas já existentes dentro da Verdizela.
A rotunda donde sai a estrada a vermelho para mim é a segunda e não a primeira. Indo ao local, onde está um caixa da EDP atrás de um lote sem casas entre os lotes 791 e 793, dá para ver as estradas que vão ter aí e a mancha verde.
Devido a isso não me parece que a correspondência entre a estrada a vermelho e as azuis assinaladas na figura sejam essas.

Anónimo disse...

É curiosa a alteração de abordagem desta situação a partir da suposta reunião com o senhor vereador.


a) Qual foi o Vereador ?

b) Há alguma acta de reunião ? Devia haver!

c) O que interessa aos residentes da Verdizela, a defesa de uma zona verde Rede Natura, ou pequenas questões de interesse pessoal?

d) Houve pressões por parte da Câmara do Seixal aos que deram a cara pelo protesto ?

Anónimo disse...

Eu acho que Sr. Presidente da Associação de Moradores da Verdizela devia informar os moradores. Porque motivo não exigiu que se fizesse uma Acta dessa reunião? Será que por não morar perto da zona mais afectada lhe interessa mais discutir outros assuntos ?

Anónimo disse...

a rotunda do meio é uma autêntica aberração.. fica a 10m das casas e mais alto que o seu telhado!

Anónimo disse...

Se um carro se despista na rotunda do meio cai em cima das casas..

Anónimo disse...

O que aconteceu para esta falta de informação aos moradores. A Associação sofreu ameaças de morte?

david_avelar disse...

Olá,

Antes de mais, um Muito Obrigado ao Eduardo Martins pelo empenho na constante actualização da informação sobre este assunto tão relevante.

Realmente, é de ficar pasmado como é que esta monstruosidade está a nascer ao nosso lado sem termos qualquer palavra a dizer…

Respondendo a algumas perguntas que aqui foram colocadas, o vereador responsável é o Vereador Jorge Silva. Quanto à ACTA da reunião do dia 19/05 pedi ao presidente da Associação de Moradores, Sr. Mendonça e ao vice presidente, Sr. Pardal, para este fim-de-semana me entregarem de modo a poder divulga-la. Quando receber a informação, tratarei de a passar (posso passá-la ao Eduardo Martins de forma a ser divulgada neste blog. Se assim o entender envie-me um e-mail para david_avelar(arroba)clix.pt).

Na minha opinião o que está aqui em causa é um misto de interesses privados (o facto da zona com forte componente natural onde escolhemos viver estar a levar uma reviravolta) com interesses públicos (tanto de (des)ordenamento do território como ambientais).

Mas mais importante do que criticarmos quem não fez a ACTA ou o que quer que seja aumentando assim o problema, podemos tentar fazer parte da solução...

David Avelar

Anónimo disse...

Parece-me que esta associação de moradores está a ter outro posicionamento (muito diferente)em relação à sua congénere da Aroeira.
Quando foi decidido colocar os parques de campismo no Pinhal do Inglês gostaria que a posição da associação de moradores tivesse sido como a que está a ser levada a efeito pela comissão de moradores da Verdizela. Não há milagres. Por muitas manifestações e outros actos que se façam a nova urbanização vai ser construída e portanto há que aproveitar o facto para exigir melhores condições de vida (acessos, equipamentos, etc)em contra-partida, tentado negociar ainda cortes na futura urbanização. Ir contra tudo e exigir que não se faça a urbanização é um caminho errado....
Nuno Ribeiro

Anónimo disse...

A Câmara e o PC assumiu o controlo da situação.O anterior coment. é elucidativo das forças correctivas.

Anónimo disse...

Considero uma aberração que a entrada venha a ser feita pela rotunda situada entre os lotes 791 e 793 uma vez que assim todo o transito para a nova urbanização circularia na Avenida Pinhal do Caldas. A entrada deveria de ser feita logo no início da rua , junto às vivendas em banda e antes das primeiras casas da nossa urbanização. Caso contrário vamos ser afectados pelo nosso trânsito e mais pelo trânsito da nova urbanização. Ainda com a agravante, de que,quando se construirem mais fases na nova urbanização vamos ser tb incomodados com esse barulho.
Por isso a melhor localização é quanto mais perto da Avenida do Mar melhor.

Anónimo disse...

Concordo com o que a Isa disse relativamente à entrada para a nova urbanização. Queria ainda elogiar a postura do Eduardo neste Blog. Parabens Eduardo.

Anónimo disse...

Entre os lotes 791 e 793 não há espaço suficiente para fazer um acesso principal.
O acesso principal terá de ser feito no cruzamento com a Av. da verdizela, pois aí há uma distância de largura consideravelmente maior (o dobro), de cerca de 40 metros de largura. No entanto, a meu ver, devia ser um acesso pequeno, tipo "rua" com uma pequena rotunda, e que fique o mais afastado possível das moradias adjacentes. Esse seria apenas um acesso secundário já que o acesso principal à nova urbanização não deveria passar pela Av. Pinhal do Caldas. Esta já é suficentemente movimentada e barulhenta. Não queremos aqui o mesmo que aconteceu em Belverde que tem uma estrada que a atravessa!

Anónimo disse...

Não é só a estrada que deve ficar do lado de lá da rede. O mesmo deve acontecer com os passeios, que "à ganância" já estavam marcados no lado de cá da rede (pertencente ainda à Verdizela). Com 800 hectares de espaço que têm não lhes chega.. tem ainda de vir estragar o pouco de verde que resta - pinheiros alguns com mais de 40 anos.

Anónimo disse...

Entre os lotes 791 e 793 não há só espaço para um lote, há espaço para 2, porque foi reservada uma área para acesso à casota da EDP. Por isso o espaço é idêntico ao que fica no fim da Avenida da Verdizela (cerca de 40 metros).
Qualquer uma das escolhas não será no entanto a melhor, pois trazem o trânsito todo para dentro da Verdizela.
Devemos de realmente ficar bastante atentos a um possível novo corte de àrvores, para fazer os passeios, do lado de cá da rede da urbanização

Anónimo disse...

o espaço entre os lotes 791 e 793 é só de 20m (acesso à casa da EDP) pois ainda à um lote privado para uma moradia.

Ponto Verde disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ponto Verde disse...

Estou incrédulo, ou então compreendi mal, depois da reunião com o Sr.Vereador Silva (suponho) a questão é afinal os acessos à urbanização e não aquela aberração que pretendem construír esmagando todo o equilibrio urbano, para nem falar na questão ambiental.

Parabéns ao Vereador Silva, afinal é mais inteligente do que eu supunha!

Então agora já não estão preocupados com o que contestavam , e bem, antes da reunião ?

Relembro:

"No entanto o que nos assusta é as restantes fases! Pois num concelho com 170.000 habitantes e atendendo a uma média de 3 a 4 moradores por fogo estamos a falar de uma nova cidade com aproximadamente 10.000 novos Fogos. Com o indíce de ocupação actual e com a taxa de natalidade a diminuir de onde surgiram estes novos Moradores? NÃO QUEREMOS UMA CIDADE FANTASMA AQUI À PORTA! "

Agora é tudo uma questão de acessos de canalizações e de alguns "pinheiros não protegidos" fácilmente substituíveis com o já demonstrado empenho da autarquia? Estou curioso para conhecer o teor da acta "devidamente corrigida" como é apanágio destas "Actas" ...

Anónimo disse...

A urbanização está aprovada superiormente, com estudo de impacte ambiental, e contra isso nada podemos fazer. O que podemos é tentar que o impacte na região seja o mínimo possível.

Ponto Verde disse...

Conhecendo estes meandros e acreditando em algumas teorias da conspiração e sobretudo em alguns personagens presentes, sou obrigado a desconfiar que tudo isto não passou de um golpe de teatro, ou então foi demasiado naive e implodido pelos suspeitos do costume.

Agora lamento é que tenham, em troca de pequenas promessas e legítimas vantagens pessoais, prestado um mau serviço à protecção ambiental de todo este concelho.

Anónimo disse...

Propunha que nas enormes rotundas se colocassem umas Estátuas dos nossos Autarcas, em homenagem à floresta que deixaram destruir..
Os nossos filhos e netos irão decerto agradecer, e o Planeta também..

Anónimo disse...

eu mora na verdizela a apenas mais de um ano mas sempre convivi com esta zona.Na minha opinião o que estao a fazer é uma vergonha. A unica razão que eu veijo para uma troca entre árvores e cimento é a ignorancia de alguns senhores, que se encontram em altos cargos neste pais, pois certamente pensam que o cimento produz O2. Por agora é tudo. os meus comprimentos.

Anónimo disse...

Lamentavelmente as pessoas vendem-se por pouco umas simples migalhas que lhe acenaram e já estão todos a querer negociar com quem os estás a prejudicar. Se julgam que vão conseguir tirar proveito de alguma negociação desiludam-se porque a camara cdu é especialista em ludibriar incautos. Haverá alguem no meio desta historia que já está comprado e que vai tirar proveito disto tudo mas não são de certeza os moradores da Verdizela. É pratica da camara do seixal comprar algumas pessoas no meio dos descontentes para tentar desmobilizar ou outros e garanto-vos que lhe costuma pagar bem. Se for alguem ligado à construção já tem de certeza autorização para construir umas moradiazinhas num sitio onde antes não era permitido, ou outro tipo de alvissaras chorudas. Lamento esperava que a população da Verdizela tivesse outra capacidade de luta e defesa do sitio onde moram.

Eduardo Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Eduardo Martins disse...

Caro Amigo do Ponto Verde, agradeço o seu empenho, o meu e o dos moradores da Verdizela é grande, no entanto não vamos conseguir parar gigantes do $$$ e da construção. Estamos a falar de grupos de investimento de grandes Bancos, com muita força. (são vários).
E não estou a ver ninguém com os mesmos recursos disponíveis na Verdizela.
QUE FIQUE BEM CLARO TODA AS PESSOAS CONSIDERAM ESTE PROJECTO UM ATENTADO URBANISTICO, PAISASISTICO. UM POTENCIAL FÍASCO COMERCIAL.
MAS CONSIDERO QUE HÁ INTERESSES MUITO GRANDES DESDE QUE O AEROPORTO, A NOVA PONTE FORAM APROVADAS, ATÉ AO MAIS ALTO NÍVEL DA NAÇÃO!
Estamos todos a perder com este projecto de betão descontrolado, nós moradores, todos os municipes do Seixal, o AMBIENTE, a Fauna, a Flora... mas diga-nos quem é que pode, e como parar esta aberração????
Já comunicamos com toda a imprensa,Televisões mas ninguém nos ouviu sem ser o Correio da Manhã.

Eduardo Martins