domingo, 25 de maio de 2008

Exposição na Imprensa

Conseguimos finalmente ser ouvidos por um jornal diário!
O Correio da Manhã, representado pelo sr. Saramago, e por um fotografo vieram no domingo 25-05-2008 fazer a cobertura do que se estava a passar na Verdizela.
Alguns moradores estiveram presentes e expuseram o que se estava a passar. O verdadeiro atentado e atropelo de várias leis que aqui se passaram.
A nossa luta principal são os acessos a esta nova urbanização, pois a urbanização em si está suportada por grupos económicos muito poderosos, e numa propriedade privada, que apesar de estar englobada em zona Verde, e pertencente à REDE NATURA, foi aprovada!!??? Se alguém conseguir investigar se todo este processo está verdadeiramente legal faça o favor que a Natureza e todos nós agradeçemos!!! PORQUE OS ACESSOS SABEMOS NÒS QUE NÂO ESTÃO!

O QUE NÃO SE COMPREENDE É PORQUÊ A COMISSÃO DE MORADORES NÃO ESTEVE PRESENTE????? POIS ESTAVAM AVISADOS! AFINAL QUEM ELEGEU ESTES SENHORES, O QUE TEM ELES FEITO, E QUE INTERESSES É QUE ESTES SENHORES DEFENDEM?????

Esperemos ser notícia na próxima edição de quinta-feira desse jornal.

Eduardo Martins

12 comentários:

Anónimo disse...

Sem me querer tornar um chato, relembro ter sugerido que este blog, com a legitimidade de quem tem assumido as "despesas" da defesa da Verdizela,poderia agarrar na discussão do problema "Associação de Moradores", a qual está, admito eu, desmotivada pelas deserções que tem sofrido.Mas, precisamos de uma A. M. forte e activa, que não ande em parte incerta...
Não concordo que entremos(nós, os moradores) em acusações e divisões entre nós, porque ficarão poucos a quem não atirar pedras e perguntas incómodas:
-Quantos de nós somos associados da A.M., pagando as respectivas cotas?
-Quantos de nós estivemos disponíveis para integrar a A.M.?
- Quantos de nós passaram pela A.M. e a abandonaram?
Estas são perguntas do passado. Interessa o futuro - a defesa da qualidade de vida na Verdizela

Eduardo Martins disse...

Caro Roberto Robles, permita-lhe perguntar quanto é que já foi feito pela comissão de moradores? No presente? Colocação de 4 Lombas gigantescas que obrigam a reduzir a velocidade a uns estonteantes 15km/h caso não queira estragar o seu carro. Todos sabemos os limites de velocidade dentro das localidades, e não era necessário lombas desta magnitudes para demover os aceleras de virem fazer da Verdizela pista de corridas. Para além do facto de existirem outras rectas que deveriam ter sido contempladas com intervenção semelhante.

O que nos preocupa a todos os moradores é sem dúvida vivermos numa urbanização sem esgotos! Termos Ruas cheias de buracos, e lombas irregulares e não assinaladas provocadas pelas raízes dos pinheiros.
Placas com o nome das Ruas vandalizadas, ou mesmo derrubadas.
Muros privados construídos em zonas de acessos públicos inadequadamente.

Mais ainda agora que vamos ser invadidos por uma nova Urbanização chamada Alto dos Pinheiros, encavalitada em cima dos moradores da Av Pinhal do Caldas. Que SE NÃO FOSSE PELA INTERVENÇÃO DIRECTA DOS MORADORES DESSA MESMA AVENIDA, HOJE NÃO DUVIDEM QUE JÁ TERIAMOS OS ACESSOS CONSTRUÍDOS À VONTADE DO EMPREITEIRO!
Foi pedido que a comissão fala-se por nós na Secção Pública de Câmara, e a verdade é que a intervenção dos mesmos baseou-se a umas ditas moradias que cresciam como "cogumelos" numa zona verde que já foi cedida a um particular por permuta com outros lotes de terreno em Belverde. Estando estes novos lotes já descritos na Conservatória e finanças. Logo inalteráveis!
Foi-lhe pedido que voltassem a colocar um placard no Centro Comercial de modo a publicar as novidades de todos este processo para quem não tem Internet em casa. Ainda hoje estamos á espera!!!

Apraz-me indagar novamente:
O QUE TEM FEITO ESTA COMISSÃO PARA DEFENDER OS NOSSOS INTERESSES?

Eduardo Martins

Anónimo disse...

Como deve calcular, subscrevo tudo o que disse e ainda mais.
O meu objectivo é caminhar para o futuro, sem divisões entre os moradores, mas com determinação.
Já me disponibilizei para colaborar com a Associação de Moradores, mas nem resposta negativa tive.Tenho antiga consideração por um dos elementos da A.M. e se ele não aparece por este site dou-lhe o benefício da dúvida de ser um "indiferente informático".
Resumindo, não devem restar alternativas senão propor eleições urgentes para a A.M..
Estará este blog, que tem umas semanas de vida e já é citado no Arrastão, na disposição de provocar e congregar opiniões dos moradores?

Eduardo Martins disse...

Caro Roberto Robles, o meu único interesse com este blog é dar visibilidade a esta causa que é de todos. Como tal o interesse deste Blog é defender e unir todos em volta desta causa, e de futuro das demais causas que sejam necessárias. Vamos continuar a dar o benefício da dúvida a esta A.M. tal como se deu à CMSeixal.
No entanto devo salientar que esta opinião foi-me alertada por alguns moradores mais activos da Verdizela que constataram algumas realidades. Fui também alertado que é prratica comum desta Camara de "comprar" / favorecer alguns dentro dos grupos contestatários, de forma a dividir o grupo e desmorecer as causas.
Como ve os estratagemas de intimidação, suborno já estão a ser usados, não temo as próximas formas ilegais que estes senhores possam usar, pois lhe garanto que este Blog vai continuar activo!

Eduardo Martins

david_avelar disse...

Não queria deixar de manifestar a minha opinião sobre o assunto "Associação de Moradores". Também reconheço alguns dos defeitos apontados a esta Associação em causa, mas sou da opinião que criticá-la será desviar atenções e energias numa altura em que a União é fundamental.

Penso, que se este "problema" da nova urbanização não existisse, muito provavelmente o "problema" Associação de Moradores não estaria a ser discutido. Quero com isto apelar que transformemos todos estes problemas numa grande oportunidade de reunião de esforços, contactos .... rede ... amizade. Lutarmos em conjunto contra os problemas comuns e fazer da Verdizela um sítio melhor para viver.

Acho que devemos chamar à atenção a Associação de Moradores, mostrando o nosso apoio e disponibilidade à mesma. Caso ela não aceite vejamos que são "comprados/favorecidos", ai sim, tentarmos uma segunda alternativa com uma nova lista para nova Associação.

Mas para já, proponho união, cooperação, empatia, sinergia tudo em prole de um objectivo comum chamado Verdizela.

Anónimo disse...

Esta estrada pode perfeitamente entrar pela Av. da Verdizela e ir direitinho à Mata de Sesimbra (Zona Norte) para a qual também se prevê um mega-projecto urbanistico..
Este problema não é só dos moradores da Av. Pinhal do Caldas, mas sim de toda a Verdizela, pois esta poderá ser toda atravessada pelos milhares que poderão vir a residir na Mata de Sesimbra (Zona Norte - Apostiça)..

Anónimo disse...

É uma tristesa como é que esta urbanização não tem uma associação de moradores com peso, como tem por exemplo a Herdade da Aroeira. Não se percebe.

Anónimo disse...

Vejam o site da associação de Proprietários e Residentes da Herdade da Aroeira:

http://web.mac.com/vasco.sofia/APRHA/Notícias/Notícias.html

Porque é que a Verdizela não se organiza da mesma forma ?

Anónimo disse...

Caro Eduardo Martins, isto está a mexer...
Pelo que li ninguem é adepto do NIM, portanto haja decisões.
1º é preciso saber se os actuais membros da A.M. querem continuar em funções e/ou nós moradores(que devem passar a associados!!) queremos que eles continuem.
Ou a A.M. convoca um encontro ou convocamos nós.
Não leve a mal esta minha intromissão neste blog, mas que tal abrir um post/forum para suscitar uma discussão mais ampla?

Anónimo disse...

O projecto Urbanistico para a Mata de Sesimbra é, para já, apenas para a Zona Sul. Na zona Norte (Apostiça) penso que para já nada está aprovado. Fica assim feita a rectificação ao meu anterior comentário:
http://www.cm-sesimbra.pt/pt/conteudos/dossies/matadesesimbra.

EC disse...

Caros Verdizelenses. Apesar de ser um dos 3 membros da actual Associação e não Comissão não estou neste post como seu representante mas pertenço desde 1986 á associação que teve o máximo de 4 (quatro) membros, nestes anos todos, quanto deveria no total ter uma organização de quase 20 pessoas - onde estavam os que agora criticam? quantas vezes se disponibilizaram?. Vale, de facto, a pena aproveitar este movimento cívico e renovar TOTALMENTE a Associação- o meu lugar é o primeiro á disposição .Porque é um órgão que pode representar condignamente a Verdizela. Exijam mas não entrem pela critica fácil - nestes 22 anos olhei para trás e não vi ninguém !. Como afirmei sou morador PERMANENTE desde 1986 e já vi muitas coisas nesta terra mas a participação cívica não é uma delas. Talvez começar pelos Srs se recensearem no concelho/freguesia . Sabem que não temos peso politico porque somos só 20 e tal? Meus Melhores Cumprimentos

Edgar Coelho

Anónimo disse...

mas agora com os novos moradores do Alto da Verdizela seremos muitos mais..