domingo, 11 de maio de 2008

Reunião Espontânea 11 Maio 2008








Foi com algum agrado que assistimos à revolta da indignação de vários moradores da Verdizela no passado dia 11 de Maio de 2008.
Vontade essa de querer mudar os hábitos de um País corrupto que se vende com a maior das facilidades à força dos interesses maiores, sem olhar a quem esmaga nesse dito processo desorganizado da evolução do Betão.
Esta reunião espontânea deveu-se ao facto de terem irrompido desde o início de Abril com a abertura de uma "auto-estrada" de acesso a uma nova Urbanização (Alto dos Pinheiros), pela mão da Empresa Alves e Ribeiro. Através de uma zona verde Protegida pela Rede Natura, pertencente à Camara Municipal do Seixal desde os tempos de cedência de espaços verdes da urbanização da Verdizela Original.
Deveu-se também ao facto de o Saneamento desta nova Urbanização não ter projecto da especialidade no que toca à ligação dos ramais colectores quer das águas pluviais quer dos Esgotos à rede Camarária. Configurando-se deste modo um cenário catastrófico de inundação, principalmente para a zona mais baixa da Verdizela, que conflui com a zona de drenagem das águas pluviais da Verdizela Original com a nova urbanização.
Como isto representa um sério e grave problema quer ambiental quer económico, para toda a comunidade de habitantes da Verdizela e zonas circundantes, só com a voz de todos em uníssono é que poderemos alterar o curso dramático dos acontecimentos.
Não tivemos a imprensa no local, mas tivemos seguramente mais de 150 pessoas, que ficaram alertadas para o problema que é de todos os moradores e da sociedade civil em geral.
O próximo passo é colocar uma providencia cautelar sobre a obra de acessos à nova Urbanização.
Irá ainda realizar-se uma reunião Camarária na próxima quarta-feira dia 14-05-2008 na C.M.Seixal pelas 15H. Para a qual a presença de todos é fundamental, de forma a engrossar a voz da indignação. A comunicação Social já está convidada. Compareçam todos os que puderem.
A Comissão de Moradores pré estabelecida realizou uma recolha de assinaturas dos moradores com a qual irá reforçar o manifesto na secção de câmara.
Movidos inicialmente pelo Sr. Joaquim Marques e dois residentes da área, este é um movimento pela defesa dos interesses de todos que não pode mais parar até que a justiça e a verdade dos factos seja reposta.



Eduardo Martins

7 comentários:

hkt disse...

Parabéns pela iniciativa de criar um forum de discussão sobre este assunto que não pode deixar de nos preocupar.

Ponto Verde disse...

Parabéns pela iniciativa, fiquem a saber que não estão sós nessa luta e que terão todo o humilde apoio do a-sul na divulgação da vossa denúncia, a começar po um link que poremos no artigo de hoje que assinala precisamente a vossa luta e a destruição de mais uma área Rede Natura 2000.
Saudações democráticas

Paulo Edson Cunha disse...

também eu vos dirijo uma palavra de felicitação pela iniciativa.
O PSD esteve presente através de um vereador, um autarca local e uma vice-presidente da comissão política e vai agora avaliar a situação, de molde a tomar as medidas oficiais que julgue adequadas.
Contem connosco, pelo menos para levantar a questão nos locais próprios.
Poderão igualmente acompanhar a situação através do blogue "A Revolta das laranjas" que criou um post para este assunto e fará a divulgação deste espaço, através do seguinte link:
http://pauloedsonc.blogspot.com/2008/05/chegou-me-ao-e-mail-esta-informao.html

RR disse...

Parabens pela dinâmica criada.
Contudo, como morador, apercebi-me que muita gente quer estar presente na sessão pública na Câmara, mas não tem informação. Nem todos leram este blog...infelizmente.
A zona comercial da Verdizela será um bom local de divulgação.
Também dei o meu modesto contributo on-line:
http://furiadocajado.blogspot.com/
Roberto Robles

Unknown disse...

a todos os interessados foi consultado o processo de loteamento atraves de a advogada contractada e a partir de segunda ira se proceder a uma medida para parar o processo de acessos e hoje dia 15, as 15 horas havera uma reuniao de camara onde iremos estar em massa para perguntar a esses senhores o porque de tamanha barbaridade desde ja agradeço o apoio de todos vos.

Daniel Geraldes disse...

É bom saber que as pessoas ainda se preocupam com a escalada de betão no Concelho. E o que se está a fazer na Verdizela, é so uma das mais pouca vergonhas que se faz por este concelho fora.

Unknown disse...

Parabéns a todos que têm ajudado a clarificar esta gaffe camarária.
Já contactaram OS Verdes?
Este problema vem evidenciar o desinteresse da CMS pela Verdizela e seus munícipes.
O que falta para se avançar com a rede de esgotos na Verdizela, sabendo-se que serão os moradores a pagar os custos da implantação dessa rede?
Não seria uma boa oportunidade de pedir essa contrapartida ao urbanizador dos Altos Pinheiros?