quinta-feira, 12 de junho de 2008

Vitória Parcial

Caros moradores da Verdizela

Foi com muito agrado que nos foi comunicado que existe um novo traçado de acesso à nova urbanização em fase de aprovação. Agora apenas com 1 faixa para cada lado, sem as megas rotundas e consequentemente um impacto muito menor, na Verdizela.

Assim que tiver cópias deste novo traçado irei divulga-las.

Faltará repôr a zona verde que foi destruida, e não sei se esta câmara ou o promotor estarão na disposição de o fazer.

Recentemente comuniquei com o sr João Martins do ICN, que me ilucidou que o melhor seria replantar com uma linha de vegetação local de arbustos com crescimento rápido, "Aroeiras", e pinheiros mansos. Desta forma teriamos a linha verde reposta e uma oclusão visual total da nova urbanização, a médio e longo prazo.

Foi ainda falado em criar um circuito de manutenção em conjunto com a CMSeixal, desta forma impediriamos de forma concreta a possível urbanização futura desta zona. No entanto se ficarmos à espera da Câmara ou de outra entidade, vamos quase de certeza perder esta oportunidade, de melhorar as condições da nossa zona de residência, a Verdizela.

Continuamos ainda com a necessidade de ter esgotos, e da rede de águas pluviais condignamente ligada à rede municipal. Dos Buracos nas estradas, dos acessos com visibilidade reduzida, das lombas naturais não identificadas, das placas derrubadas e danificadas...

A lição ficou dada, se todos participarem as situações ficam melhoradas para benefício comum.

Fica o desafio feito a todos os moradores para participarem activamente.
Deverá ser sempre através de uma comissão de moradores forte e dedicada que poderemos conseguir rever estas causas comuns. Unificando a experiência dos mais velhos com o dinamismo da irreverência dos mais novos.

Eduardo Martins

24 comentários:

Anónimo disse...

Se as coisas não ficarem devidamente escritas no papel..

Anónimo disse...

È importante não desmobilizar e chamar mais pessoas ao protesto. Pessoas não só da Verdizela mas de outras zonas, pois uma urbanização desta dimenção vai ter um impacto ecologico e social em toda a região. È importante não aceitar tudo o que esta DITADURA COMUNISTA do Seixal dita.
Não seria mau haver acções de informação (destribuir folhetos, bancadas de informação, jornais, cartazes, etc) para outros bairos. Por exemplo Belverde será muito directamente afectado e tem dentro em Breve (21 Junho?) uma feira ou algo semelhante ; tambem vamos entrar na época das festas em algums bairos do concelho, nestes pontos é possível facilmente ter acesso á população.

Anónimo disse...

Não podemos esquecer que na Verdizela a C.M.Seixal tem muito poucos votantes, pelo que podemos ficar sentados á espera que melhorem as condições da nossa zona de residência ( esgotos, e da rede de águas pluviais, redes de eletricidade e telefone subterrâneas, estradas condignamente arranjadas, etc, etc ) , se não formos fortes nas nossas acção nada vai acontecer.
Temos certamente que nos juntar e tomar medidas conjuntas eventualmante legais.
Não podemos esquecer que pagamos o IMI ( Imposto Municipal sobre Imóveis – cuja receita reverte para os respectivos municípios ) e pagamos como zona de luxo (com valores muito elevados) zona de luxo implica condições adequadas na urbanização, o que naturalmente não temos . Não tenho formação juridica mas penso que temos matéria para pedir em tribunal a isenção de pagamento do IMI até que as condições de habitabilidade da urbanização sejam normalizadas.

Daniel Geraldes disse...

Parabens por este importante réves nos intentos dos maiores betonizantes do nosso concelho. um verdadeiro exemplo para o nosso Concelho.

Anónimo disse...

É importante isso da "comissão de moradores forte e dedicada" alvez seja hora de pensar no assunto

Anónimo disse...

Parabens a todos por a "victoria parcial" Temos de continuar a luta, unidos tudos. Para cuando comenzamos a replantar os pinheiros abatidos? Podemos fazerlo nos, combinando un dia de trabalho comun, em feriado, para fomentar a amistade e o conhecimiento mutuo. E uma ideia...

Unknown disse...

Parabéns pela determinação. Era assim que Portugal devia ter jogado para não ter sido eliminado.
Não é pelo facto da gestão da CM Seixal ser comunista que os problemas da Verdizela não são resolvidos. Penso que é mais por falta de visão estratégica.
Também me parece que este blog tem qualidade e não a deve perder com o baixo nível que a discussão política tem associado.
Continuem.

Ponto Verde disse...

"Vitória parcial" ? OK, Parabéns , também Portugal parece que teve uma vitória parcial no Europeu , fica é a ver os outros jogar...

Aqui passa-se o mesmo e não é demérito dos moradores envolvidos em prejuizo da sua vida pessoal, a derrota é a derrota do Estado de Direito , é a Derrota das Futuras Gerações face a uma vez mais aos interesses de alguns intervenientes da CMS.

Há ainda muita contradição nesta "vitória" , é que o Pinheiro Manso para tapar seja o que fôr precisa de...15 anos pelo menos e a aroeira é uma espécie arbustiva, da mesma forma um circuíto de manutenção não é impedimento de construír seja o que fôr... se a Rede Natura parece não o ser...

Ainda por cima a dúvida de repor a área cortada indevidamente, então a Câmara não disse que o faria ? Agora está na dúvida ?

Pode ter sido uma "vitória parcial" ou moral , mas foi mais uma derrota para a ética politica e para o ambiente.

Saudações ambientais e democráticas

Anónimo disse...

Até que enfim que vejo alguém preocupado.
Para quando o exemplo de multar a empresa responsável pela destruíção da zona verde.
DASSSS....

Anónimo disse...

Não se tratando directamente da nova urbanização a construir mas intimamente relacionado, chamo a atenção para as novas bombas da BP contruidas em Belverde.

Em perfeita ilegalidade, colado ás bombas nasce um HOTEL (levandado com todo o apoio e "carinho" da CMS) e atrás está aprovado um LAR. Gostava de saber onde é que a lei permite construir tudo isto coladinho.

Um exemplo da moralidade da nossa "amada" CMS é que foi construida "numa área prevista para Equipamento Colectivo" ???.

A relação com a nova urbanização está aos olhos de todos, é só reparar na MEGAROTUNDA construida em frente; esta tem já os acessos para a nova urbanização. Vejam bem as vias inacabadas e que estão prontas para ser porlongadas até á nova "mega-urbanização".

Esta "mega-urbanização" tem prioridade maxima da CMS e não ser que haja um bloqueio por uma grande parte da população do município vai mesmo em frente.

Anónimo disse...

Estou impressionada com o excelente trabalho que têm feito. Continuem.

Acho importantíssimo o que diz o post de 13 de Junho 2:29, sobre a necessidade de chamar pessoas de outras zonas.
Aliás, já é altura da população da margem Sul se unir, porque é todo o Pinhal da Margem Sul que está a saque, não apenas no Seixal. É especialmente alarmante a Mata de Sesimbra.
Estando por dentro dos processos é fácil perceber que os nossos dirigentes (perceba-se Presidentes de Camaras) estão a pensar em tudo menos na defesa dos interesses das suas populações. Temos mesmo de ser nós a defende-los.

Era importante fazer um levantamento de todos os projectos actualmente previstos para a Margem Sul e fazer perceber á população o impacte que a sua aprovação e concretização teriam na sua qualidade de vida. E não nos deixemos enganar, seria muito grande e para muito pior.

Continuem que também vou tentar fazer a minha parte.

Daniel Geraldes disse...

Vereador da CDU no Seixal, perde por manifesta incompetência subsidio de 6 milhões de euros.


JuventudeSeixal.blogspot.com

Anónimo disse...

Morreu a "Verdizela Viva",a cosntrução da mega-urbanização continua a toda a velocidade. Na Verdizela e Belberde todos calados e "contentes" .
MAIS UMA GRANDE VICTORIA DOS COMUNAS E DO BETÃO

Anónimo disse...

DESCUBRA VOCE MESMO :

QUEM É O REPRESENTANTE DE ALVES RIBEIRO NA VERDIZELA?

QUEM FOI CANDIDATA A DEPUTADA DA FAMILIA E EM QUE PARTIDO ?

SUPRISE !

Anónimo disse...

Já estão colocadas as marcas para reiniciar as obras "novo" "velho" ?? traçado de acesso à nova urbanização.

Já agora aguardo a resposta às perguntas formuladas pelo orador anterior.

Anónimo disse...

A "VICTÓRIA PARCIAL" acaba numa "GRANDE DERROTA". Tudo está na mesma. Quando a Verdizela "acordar" será tarde demais para toda a margem Sul.

Inicialmente estão aprovados 30.000 fogos, depois os construtores fazem o "milagre da multiplicação dos fogos" e acabam em 40.000 ou 50.000 fogos. Num subúrbio já sobrelotado.

Vamos acordar Verdizela, Vamos lutar contra o Túmulo de cimento onde nos querem encerrar.

Anónimo disse...

CITO:

" Anónimo disse...
Se as coisas não ficarem devidamente escritas no papel..

12 de Junho de 2008 13:59"

PALAVRAS SÁBIAS...

Anónimo disse...

Parece que o novo traçado já foi aprovado.
No entanto reparei que foram colocadas marcas cerca de 14m para cá da rede... do Lar para lá.
Se calhar convinha convocarmos uma nova reunião.
Replantação de árvores? até agora nada..

Anónimo disse...

Caro Eduardo,

Podia confirmar esta informação, de que o novo traçado dos acessos já foi aprovado ?

Anónimo disse...

Qual verdade? A verdade comunista ???
Estranho este Bloggue, tipicamente comunista. Tentem lançar um comentário adverso à politica comunista. Nunca será poblicado!!!
Temos a típica SENSURA comunista.
Estranho estes comentários do "Dr. Paulo Silva" um comuna de 1ª, mas que tem uma vida de fascista. A sua casa milionária da Verdizela é disto um exemplo. Para dar o exemplo poderia começar por dividir a sua casa com os "trabalhadores".
NOTA: dado que este Blog não é livre não estou à espera que o meu comentário seja publicado. Pelo que vou anexar cópia noutros Blogues sem sensura. Vejam que na secção dos comentários diz "A moderação de comentários foi activada. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue" os seja sensurados pelo autor do bloggue.
Hoje mesmo escrevi este comentário:
"Estranho estes comentários do "Dr. Paulo Silva" um comuna de 1ª, mas que tem uma vida de fascista. A sua casa milionária da Verdizela é disto um exemplo. Para dar o exemplo poderia começar por dividir a sua casa com os "trabalhadores".
NOTA: dado que este Blog não é livre não estou à espera que o meu comentário seja publicado. Pelo que vou anexar cópia noutros Blogues sem sensura.

Anónimo disse...

CORRECÇÃO DO COMENTÁRIO ANTERIOR:

Qual verdade? A verdade comunista ???
Estranho este Bloggue, tipicamente comunista. Tentem lançar um comentário adverso à politica comunista. Nunca será publicado!!!
Temos a típica SENSURA comunista.

Vejam que na secção dos comentários diz "A moderação de comentários foi activada. Todos os comentários têm de ser aprovados pelo autor do blogue" os seja sensurados pelo autor do bloggue.

Hoje mesmo escrevi este comentário:

"Estranho estes comentários do "Dr. Paulo Silva" um comuna de 1ª, mas que tem uma vida de fascista. A sua casa milionária da Verdizela é disto um exemplo. Para dar o exemplo poderia começar por dividir a sua casa com os "trabalhadores".
NOTA: dado que este Blog não é livre não estou à espera que o meu comentário seja publicado. Pelo que vou anexar cópia noutros Blogues sem sensura"

Anónimo disse...

NOTA OS COMENTÀRIOS ANTERIORES SÃO RESPOSTA AO COMENTÁRIO DE 22 de Outubro de 2008 12:22
"A verdade está de regresso à blogosfera:
http://www.seixalsim.blogspot.com/"

Anónimo disse...

Caro autor do blogue, reproduzo aqui o texto que publicou sobre as regras de utilização do blogue:
Regras de utilização do Blog
Este blog for criado para expor todas as questões relativamente à Verdizela.
No intuito de preservar a qualidade de vida e da urbanização em geral.
Neste momento a nossa frente de batalha incide principalmente sobre a nova urbanização encavalitada em cima da Av pinhal do Caldas, nos acessos à mesma, e todos os assuntos relacionados com a mesma.
Iremos com todo o gosto debater muito em breve outras questões relacionadas com a Verdizela.
No entanto é importante manter a dignidade e rigor do que aqui é publicado e comentado.
Pessoalmente conheço a Verdizela desde 1985, tenho casa de família na Urbanização desde 1991, e moro permanentemente desde 2005. A minha actividade profissional nunca foi aqui mencionada, nem será. Como tal comentários e ataques pessoais à mesma por anónimos não serão admitidos, e consequentemente serão apagados.
Caso pretendam denunciar algo relacionado com o meu trabalho existem entidades competentes. Se for simplesmente para especular ou difamar este não é certamente o local.

ESTE BLOG É ÚNICAMENTE PARA DEFENDER OS INTERESSES DOS MORADORES DA VERDIZELA!

Grato pela compreensão de todos,

Eduardo Martins
Concordo com as mesmas, temos de ser criativos e não destrutivos, mas deixo-lhe aqui uma pergunta:
Acha que os ultimos comentários a este post relacionados om a vida pessoal de um municipe e as suas opções politicas se enquadram nas regras de utilização deste blogue?

Bruno disse...

Desculpem a referência a um tópico diferente mas estou determinado a denunciar alguns vizinhos pelo abate continuado de pinheiro manso na zona da aroeira e gostaria de saber se a câmara ou câmaras levam este assunto a sério ou será uma perda de tempo fazer uma denúncia?! Obrigado desde já!